• 26/10/2017 - 13:05

Nova Revista Desenbahia debate desenvolvimento da economia brasileira e baiana

Voltada para publicação de artigos científicos, a Revista Desenbahia chega a sua 23ª edição. A publicação acadêmica foi lançada no XIII Encontro de Economia Baiana em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI/SEPLAN) e com o Programa de Pós-Graduação em Economia, da Faculdade de Economia da UFBA. Os artigos que compõem a nova edição refletem as discussões sobre os desafios para o crescimento e o desenvolvimento da economia brasileira e baiana, bem como as perspectivas para retomada do crescimento.

Para o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, o propósito da Revista é reunir trabalhos que propiciem elementos para discussão de alternativas para a retomada do ciclo de crescimento equilibrado e sustentável para a economia. Sobre a economia baiana, em particular, o presidente da Desenbahia destaca que dados recentes, do segundo trimestre deste ano, revelam que o estado vem crescendo mais que o Brasil, impulsionado sobremaneira pelos bons resultados do setor agropecuário. “Aliado a esse fator de natureza produtiva, cabe observar a boa estrutura fiscal do seu setor público: durante a fase aguda da crise fiscal que assolou quase todos os estados da federação, a Bahia foi um dos que menos se abateu, mantendo inclusive a política de investimentos em infraestrutura. Atualmente, o estado possui um conjunto importante de projetos estruturantes em análise pelo governo que, quando somado ao celeiro de ideias para novos empreendimentos privados, faz o ambiente baiano se configurar como um dos espaços mais promissores do país”, destacou o Presidente.

Esta edição da Revista está composta por nove artigos que abordam os temas da industrialização, setor de serviços, estrutura produtiva, imigração, mobilidade, ciclos econômicos, taxa de juros e gastos públicos.  Assim, são apresentados dois artigos – “Do plano à realidade: uma análise do plano de implantação de distritos industriais no interior do estado da Bahia” e “Desempenho recente da indústria brasileira: um ensaio em modelo de painel dinâmico” – que analisam a evolução e o papel desempenhado pela indústria na economia.  A dinâmica do setor de serviços sobre a economia local dos municípios baianos é discutida em um dos artigos, que apresenta uma análise shift-share com base nos censos de 2000 e 2010.

A estrutura produtiva no Brasil é o tema de outro artigo que trata, mais especificamente, sobre a inflexão observada por meio da análise do processo de desindustrialização para o período de 2003 a 2014. A migração entre territórios é alvo de outros dois trabalhos: “Condicionantes socioeconômicos da imigração nos municípios do estado da Bahia – 2000/2010” e “Cenário da mobilidade pendular na região metropolitana de Salvador (RMS)”.

Na área do financiamento do desenvolvimento são apresentados dois estudos: “Fragilidade financeira e ciclos econômicos no Brasil” e “O impacto de fatores externos sobre a taxa de juros de longo prazo do Brasil”. Por fim, a Revista apresenta uma análise dos gastos públicos em educação e eficiência, com foco nos municípios baianos.

Para acessar a Revista na íntegra, clique aqui.

Para versão impressa, os interessados devem solicitar à Gerência de Marketing e Produtos da Desenbahia pelo email: comunicacao@desenbahia.ba.gov.br