• 27/03/2018 - 15:49

Em cerimônia de despedida, Otto Filho apresenta balanço da gestão

Na manhã de desta segunda, 26/03, Otto Alencar Filho se despediu da Desenbahia, apresentando os números de sua gestão, que se iniciou em janeiro de 2015 e se encerrou ontem. O evento contou com a participação de diretores, gerentes, chefes e funcionários.

“Durante minha gestão, a carteira de crédito da Desenbahia evoluiu de R$ 552,49 milhões para R$ 747,22 milhões. Um crescimento de 35,24% no período de três anos”, afirmou Otto Filho, que comunicou oficialmente seu afastamento aos colaboradores no evento, em virtude de sua pré-candidatura a deputado federal. “As liberações de recursos na Carteira Desenbahia atingiram a marca de R$ 592,69 milhões, somando os anos de 2015 a 2017. Já as liberações na Carteira FUNDESE atingiram R$ 363,44 milhões no mesmo período. Se ainda considerarmos os três primeiros meses de 2018, atingimos a expressiva marca de R$ 1 bilhão em liberações”, ressaltou Otto Filho.

O ex-presidente da Desenbahia destacou ainda o salto no financiamento para prefeituras: “Até 2014, contratamos aproximadamente R$ 60 milhões. Em 2017, passamos para mais de R$ 300 milhões de contratos assinados. Através das prefeituras, interiorizamos e democratizamos os créditos em infraestrutura, viabilizando saneamento básico, drenagem, pavimentação de ruas, centros administrativos, entre outros investimentos, tudo isso impactando fortemente na vida da população mais carente. Em consequência, geramos renda nas cidades do interior, movimentamos o comércio e criamos empregos”, argumentou Otto Filho.

Os números apontam para uma Agência de Fomento consolidada. As Receitas das Operações de Crédito, em 2014, foram de R$ 83,08 milhões. Em 2017 passaram para R$ 95,73 milhões, um crescimento de 15,22%. O Patrimônio Líquido saltou de R$ 494,26 milhões para R$ 573,32 milhões no mesmo período. O Lucro Acumulado do triênio 2015 – 2017 alcançou o valor de aproximadamente R$ 90 milhões. Em 2017, a Desenbahia alcançou lucro líquido de R$ 7,9 milhões, possibilitando, mais uma vez, a distribuição da participação nos lucros para funcionários e dividendos para acionistas.

Paulo Costa (Diretor de Operações) ressaltou o perfil de liderança de Otto e sua disposição para assumir riscos e tomar decisões difíceis, característica fundamental para enfrentar os desafios que surgiram nos três anos de gestão.

Francisco Miranda (Diretor de Negócios), destacou a harmonia e unidade da diretoria e discorreu sobre o programa Caravanas da Desenbahia, implantado na atual gestão. Apresentou fotos e narrou situações que aconteceram nas visitas. “Nestes três anos de gestão, percorremos todas as regiões do Estado, buscando parcerias com as organizações empresariais. Visitamos “in loco” empresas, hospitais, clínicas, faculdades, e participamos de eventos empresariais. O programa se transformou num eficaz instrumento de prospecção de negócios, monitoramento de empresas financiadas e também de articulação com entidades estratégicas”, relatou Miranda.

No final da apresentação, André Fidalgo (chefe de gabinete), em nome dos funcionários, entregou uma camisa da empresa com diversas dedicatórias. O agora ex-presidente agradeceu o apoio e a competência dos colaboradores da Agência, ressaltando a importância do aprendizado ocorrido no seu período de gestão e pediu uma foto com toda equipe da Desenbahia.

Como último ato, foi inaugurada a foto de Otto Filho na galeria dos ex-presidentes da Desenbahia. Acompanhem as fotos do evento.

Otto Alencar Filho e Paulo Costa (Diretor de Operações)
Otto Filho e Francisco Miranda (Diretor de Negócios)