• 20/04/2018 - 13:13

Desenbahia e Finep realizam série de eventos sobre inovação em Salvador

A comitiva da FINEP, composta pelo Gerente de Produtos Descentralizados, Marcelo Camargo, juntamente com os analistas Marcelo Torreão e Luis Otávio, visitou a Desenbahia entre os dias 10 e 13 de abril, com uma agenda intensa de trabalho.

Nos dias 10 e 11 de abril foi realizada uma oficina de alinhamento com a Gerência Comercial e os Gerentes de Desenvolvimento de Negócios da Agência. No encontro coordenado por Marcelo Camargo, foram discutidas ações para ampliar as contratações do Inovacred, linha de crédito com foco em inovação repassada pela FINEP.  Para tanto, foi elaborada uma matriz SWOT evidenciando os pontos fortes e fracos do Inovacred Desenbahia, assim como as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo. Com base na matriz, foi elaborado um plano com ações para alavancar o desempenho do programa.

Na tarde do dia 11 de abril foi realizada uma reunião com a Diretoria da Desenbahia, que foi apresentada ao plano de ação gerado na oficina com a Gerência Comercial e assumiu o compromisso de fornecer todo suporte para sua implementação.

A agenda do dia 11 continuou com a realização do seminário “Inova Bahia” no IFBA. No evento, o IFBA apresentou suas ações de incentivo à inovação, com destaque para o Hotel de Projetos, que faz a incubação de projetos inovadores de alunos da instituição. Na sequência, Marcelo Camargo (FINEP) apresentou as soluções de aporte de recursos mais adequadas para cada estágio do ciclo de vida da empresa inovadora, esclarecendo quando é indicada a subvenção, a participação acionária ou o crédito. Sérgio Silva, Gerente de Desenvolvimento da Capital, encerrou o evento apresentando as soluções de financiamento da Desenbahia, com destaque para o Inovacred.

Na manhã do dia 12 foi realizada a quarta palestra do programa “Inova Desenbahia”, sendo a primeira aberta ao público.  O evento contou com a presença de parceiros institucionais participantes do ecossistema de inovação da Bahia, como FAPESB, SECTI, SDE, SEBRAE e IEL. Marcelo Camargo expôs os desafios e a importância da inovação para a economia, com destaque para os mecanismos para seu financiamento.

No período da tarde foi realizada uma visita à Santa Casa de Misericórdia e ao Cemitério Campo Santo, que irá submeter uma proposta de financiamento para um grande investimento com utilização de tecnologia e externalidades ambientais e sociais bastante positivas e que deve implantar um novo modelo de atuação no setor.

Finalmente, no dia 13 de abril foi realizada uma oficina de atualização com a área operacional, com destaque para as equipes de análise e acompanhamento, onde conceitos foram revisadas e a equipe teve a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a FINEP e esclarecer algumas dúvidas.

“ Foi uma semana intensa e muito produtiva. Temos um grande desafio de intensificar a utilização da linha Inovacred, que tem excelentes condições para os clientes. Fomentar a inovação é uma das atividades mais nobres de uma Agência de Fomento, pois o retorno para a economia é exponencial. Gostaria de agradecer à equipe da FINEP pela estreita parceria e destacar também o trabalho de João Paulo Matta (GMP), que foi o responsável pela montagem de toda a agenda da semana”, destacou Marcelo Weckerle (GMP).

Finep e Desenbahia: linhas de crédito para inovação from Somos Desenbaianos on Vimeo.