• 06/09/2019 - 11:31

Desenbahia participa do 1º Salão de Empreendedorismo em Itabuna

Márcia Fonseca na abertura do Salão de Empreendedorismo

O 1º Salão de Empreendedorismo, realizado no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, no dia 27, organizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), contou com diversos parceiros, dentre eles a Desenbahia. Com cerca de 600 participantes, o evento foi direcionado ao Microcrédito e apresentou mesas temáticas, debates, relatos de empreendedores baianos de sucesso e serviços oferecidos pelas instituições parceiras.

Na abertura, o titular da SETRE, Davidson Magalhães, falou do objetivo do evento, “o Salão surgiu da concepção de que é preciso incentivar não só a geração de empregos formais, mas também o empreendedorismo”, disse o secretário. A Gerente de Microfinanças da Desenbahia, Márcia Fonseca, também participou da abertura do evento, juntamente com o gerente de Desenvolvimento da Região Sul, Thales Santos.

Márcia Fonseca, Gerente de Microfinanças e Thales Santos, Gerente de Desenvolvimento da Região Sul

Dentre os painéis apresentados, um dos destaques foi o “Experiências de sucesso e oportunidades de negócios” que contou com a participação de quatro empreendedores baianos: Mônica Burgos, da Avatim; Leilane Benevides, da Benevides Chocolates Finos; Maria Helena Guimarães, da Associação Só Cacau; e Rogério Salume, dono do maior e-commerce de vinhos da América Latina, o Wine.

Os empreendedores de sucesso contaram suas experiências, toda a trajetória que percorreram até conquistar o mercado e se estabelecer nele, os erros e acertos, além de passar mensagens de motivação para os que estavam ali presentes.

O dono da Wine, contou com detalhes e ao mesmo tempo paixão, os momentos de sua trajetória de sucesso. Aos 20 anos, Salume começou a atuar na área de vendas, na maior empresa de vendas por atacado da América Latina, se destacou, mas aos 26 anos teve que pedir demissão. A partir daí, começou sua vida como empreendedor. Salume iniciou abrindo uma distribuidora de produtos de food service, mas não conseguiu mantê-la por muito tempo, devido a clássico erro: ele gastou todo o dinheiro construindo um espaço para a empresa, ou seja, iniciou o negócio “quebrado”.  Ele não desistiu e em 2002 encontrou Anselmo, seu antigo amigo, que mais tarde viraria seu sócio. Em 2004, nasceu a Estação do Vinho. Depois de quatro anos, Rogério e Anselmo saíram da Estação do Vinho e fundaram a Wine.com.br. O sucesso foi tão grande que em um ano o negócio atendia 14 mil clientes. Com 10 anos de vida a Wine é o maior e-commerce de vinhos da América Latina e entrou para a lista das 50 empresas mais inovadoras do Brasil, ficando em 7º lugar de acordo com a consultoria DOM Strategy Partners.

No período da tarde, foi dado o anúncio comemorativo dos R$ 500 mi aplicados pelo programa CrediBahia. Houve também a entrega do prêmio “Empreendedor de Destaque Credibahia” a diversos empreendedores da região de Itabuna.

Márcia Fonseca participando da entrega do prêmio Empreendedor de Destaque CrediBahia

Além disso, foram oferecidos diversos serviços com modalidades de empreendedorismo, entre eles o CrediBahia, que apresentou opções de financiamento para microempreendedores. Foram realizados diversos contatos com prefeituras, entidades empresariais e autoridades locais.

O gerente de Desenvolvimento do Sul, Thales Santos, faz um resumo do seminário, “tratou-se de um evento exitoso, com grande participação e visibilidade para a Desenbahia na região Sul”, conclui o gerente.