Acessibilidade
A+ A-
CENTRAL DE ATENDIMENTO

(71) 3103-1001

8:30h às 12:30h.

últimas Notícias

Fique por dentro das notícias da Desenbahia

  • 13/03/2020 - 17:02

    Desenbahia lança novas linhas de crédito para o agronegócio

    Gostei Não Gostei

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) lançou em 2019 novas linhas de financiamento para o setor do agronegócio na Bahia. Atualmente, o setor rural lidera a carteira de crédito da Desenbahia e as atividades agrícolas para produção de grãos, algodão, fruticultura, pecuária e pesca são as que mais demandam investimentos com recursos da Desenbahia.

 

Em 2019, cooperativas e associações agroindustriais da agricultura familiar da Bahia passaram a acessar a Coopergiro, uma linha de crédito específica de capital de giro da Desenbahia – em parceria com CAR/SDR. O presidente da Desenbahia, Francisco Miranda, destaca que as primeiras liberações de crédito já ocorreram para a Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Rede Cooperacaju) e para a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia (FrigBahia). “O Governo do Estado se articulou em um arranjo de fomento inovador para moldar um produto exclusivo, e assim atender demandas dos produtores rurais e proporcionar a ampliação das operações relacionadas à comercialização de produtos no âmbito da agricultura familiar”, explicou Miranda.

 

Também no ano passado, a Desenbahia liberou os primeiros recursos do Credipesca, linha de crédito disponibilizada pela Agência para piscicultores, com o apoio da Bahia Pesca. O financiamento realizado teve como objetivo a implantação do sistema de criação de peixes em tanques, que serão instalados na Barragem Bandeira de Melo, administrada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).

 

 

Mais crédito rural para 2020

Para avançar no apoio aos produtores rurais, a Desenbahia irá operar em 2020 o novo Programa BNDES Crédito Rural para financiar investimentos nas atividades agropecuárias e agroindustriais.  O prazo dessas operações pode chegar a 15 anos para projetos de investimento e a 10 anos para aquisição de bens de capital, com a participação da Desenbahia em até 100% dos itens financiáveis. No caso de financiamento à máquinas e equipamentos, a taxa de juros atual é de 7,41% ao ano, enquanto que no financiamento de projetos é de 8,11% ao ano.

 

“Com mais esta iniciativa da Desenbahia, será possível oferecer crédito atrativo de forma contínua, gerando uma fonte de financiamento adicional para o agronegócio no estado da Bahia”, afirmou o diretor de desenvolvimento e negócios da agência, Agenor Martinelli Braga.  Para ter acesso ao financiamento da Agência de Fomento, os empreendedores e empresários podem agendar atendimento pelo 0800 285 1626 / 3103-1001 ou através dos Gerente de Desenvolvimento presentes nas cidades de Barreiras, Irecê, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Vitória Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Salvador. Mais informações em www.desenbahia.ba.gov.br




Gostei Não Gostei

Comente esta notícia