Glossário

Documento representativo de uma participação numa firma, pode ser comprado (ou vendido) na Bolsa de Valores e seu proprietário tem direito a receber parte dos lucros gerados pela empresa.

Instituída por decreto federal em setembro de 1966 e transformada em empresa pública em 1971, tem o objetivo de atender às exigências financeiras da crescente comercialização de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil, concorrer para a expansão da produção nacional de máquinas e equipamentos, mediante facilidade de crédito aos respectivos produtores e aos usuários, financiar a importação de máquinas e equipamentos industriais não produzidos no país e financiar e fomentar a exportação de máquinas e equipamentos industriais de fabricação brasileira. Desenvolve suas atividades basicamente com recursos colocados à sua disposição pelo BNDES e outras agências financeiras da União e dos estados.

Investimento superior à capacidade financeira da empresa, alcançado através de recursos de terceiros, empréstimos ou financiamentos, aumentando o retorno potencial das operações e seu risco.

É a transmissão ao credor, condicionada e temporária, em virtude de contrato, do domínio de coisa móvel, para garantia de uma dívida. O devedor conserva a posse da coisa e adquire o domínio após o pagamento total de sua obrigação.

Taxa percentual ou valor fixo utilizado para se obter o valor de um tributo, por meio de uma base de cálculo

Extinção gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor.

Tarifa paga pelos clientes que representa uma renovação de contrato com uma instituição.

São aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais – com foco em um conjunto específico de atividades econômicas – que apresentam vínculos, mesmo que incipientes.

É a soma dos ativos de uma empresa os quais podem ser convertidos, no curto prazo, em dinheiro. É composto, em geral, por estoques, créditos e disponibilidades.

Conjunto de bens e direitos que constituem o patrimônio de uma pessoa jurídica e que não devem ser por ela convertidos em dinheiro dentro de um prazo previsível.

São os imóveis, os equipamentos, os utensílios, as ferramentas, as patentes, tudo aquilo que é essencial para a empresa continuar operando e não pode ser convertido em dinheiro imediatamente.

É a correção (atualização) de um valor por um indexador qualquer (TR, IGP, IGPM, por exemplo). Corrige o valor do débito de acordo com a variação da inflação.

Mecanismo de avaliação financeira de uma firma, instituição ou organização, e tem como objetivo conferir as informações contábeis divulgadas, dando maior credibilidade aos dados. Em geral é realizada por profissionais externos à organização analisada, ou seja, sem nenhum vínculo permanente com a empresa ou instituição.

Garantia que uma pessoa dá a outra de que pagará a dívida da mesma forma se esta não puder fazê-lo. Concretiza-se pela assinatura do avalista (o que dá a garantia).

Acompanhe as parcelas de
seu financiamento
pelo APP

Para clientes Desenbahia: reimpressão e emissão de boletos, extrato financeiro, alertas de vencimento

Desenbahia 2020 - Todos os direitos reservados.