Glossário

Criado em 1964, é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional. Suas atribuições são de emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Balanço patrimonial parcial que dá conta dos saldos devedores e credores de uma empresa, tendo em vista a situação financeira em um determinado período de exercício social.

Demonstração financeira a qual retrata os ativos, passivos e o patrimônio líquido de uma empresa em uma data específica (em geral último dia de um mês, trimestre ou ano). É uma ferramenta obrigatória para todas as empresas, excetuando-se apenas pequenas empresas familiares, nas quais não há empregados.

Instituição financeira especializada em operações de médio e longo prazos, propiciando o aporte de recursos para projetos e programas que visem ao desenvolvimento econômico e social do Estado ou União a que estejam vinculadas. Suas operações se assemelham às dos bancos de investimento

Instituição financeira especializada em operações financeiras de médio e longo prazos, oferecendo capital de giro e capital fixo aos tomadores de recursos. Suas principais operações são o financiamento de capital fixo e de giro, repasse de empréstimos externos e recursos oficiais, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários e crédito rural.

Instituição internacional sediada em Washington (EUA), foi criada em 1959 para prestar ajuda financeira aos países da América Latina e do Caribe. Seus principais acionistas são Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina e México.

Instituição financeira internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecida como Banco Mundial (World Bank). Criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, o banco teve o objetivo inicial de financiar os projetos de recuperação econômica dos países atingidos pela guerra. Sediado em Washington, reúne 139 países (1980). Fornece empréstimos diretos a longo prazo (15 a 25 anos) aos governos e empresas (com garantias oficiais) para projetos de desenvolvimento, assim como assistência técnica.

Instituição financeira federal criada em 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. Conheça o site do BNDES http://www.bndes.gov.br.

Valor sobre o qual é aplicada uma alíquota na definição da grandeza de tributos.

Ferramenta utilizada na análise de ativos financeiros. Referencial pelo qual algum ativo pode ser medido ou julgado. É um padrão de referência utilizado para se comparar a rentabilidade entre os investimentos, títulos, taxa de juros etc., de tal modo, a saber, se os demais itens a serem comparados se encontram acima ou abaixo em relação ao que é proposto como referência.

Empresa que aproveitará, em última instância, os recursos liberados para execução do projeto.

São os bens utilizados na produção de bens finais, ou seja, componentes ou insumos de uma mercadoria.

Formada em 2008, integra as operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. É a principal intermediadora brasileira para operações do mercado de capitais, implanta e provê sistemas para a negociação de ações e demais ferramentas financeiras.

Estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Acompanhe as parcelas de
seu financiamento
pelo APP

Para clientes Desenbahia: reimpressão e emissão de boletos, extrato financeiro, alertas de vencimento

Desenbahia 2020 - Todos os direitos reservados.