Glossário

Condição jurídica decretada através de sentença judicial, pela falta de cumprimento de obrigações assumidas. Pode ser voluntária ou involuntária, como resultado de ações dos credores da empresa.

Projeção de vendas e realizações de serviços no exercício.

É a obrigação acessória, assumida por alguém, de satisfazer perante o credor a obrigação de terceiro, caso este não cumpra no prazo e nas condições estabelecidas.

É a fiança prestada por uma instituição bancária.

Empresa vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, criada em 1967 com o objetivo de elaborar projetos e programas de desenvolvimento econômico. Os recursos a seu dispor são aplicados prioritariamente em estudos que visem a implementação das metas setoriais estabelecidas no plano de ação do governo. Uma de suas metas é contribuir para o aperfeiçoamento da tecnologia nacional, principalmente no que se refere à engenharia de projetos técnicos. Financia também estudos de aproveitamento de recursos naturais. Os clientes da Finep são as empresas nacionais e as universidades, institutos e centros de pesquisa tecnológica. Seu apoio financeiro concretiza-se por meio de três linhas de atuação, representadas pelos programas Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Empresa Nacional (Adten), Apoio a Usuários de Serviços de Consultoria (Ausc) e Apoio à Consultoria Nacional (ACN). O Adten financia a realização de projetos de desenvolvimento tecnológico e de formação de recursos humanos nas empresas nacionais. Pelo Ausc são concedidos recursos às entidades de natureza pública ou privada, de modo que possam contratar empresas de consultoria para desenvolver seus projetos nos setores econômico e/ou social e o ACN visa prestar colaboração financeira às empresas nacionais de consultoria, favorecendo a gradativa nacionalização do setor. A Finep funciona também como Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Comissão Coordenadora dos Núcleos de Articulação com a Indústria (CCNAI), cabendo-lhe promover a substituição de importações de bens de capital e serviços de engenharia demandados pelas empresas estatais.

Vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento e gerido pelo BNDES, visa prover recursos para garantir o risco das operações de financiamento realizadas pelo BNDES e Finame.

Acompanhe as parcelas de
seu financiamento
pelo APP

Para clientes Desenbahia: reimpressão e emissão de boletos, extrato financeiro, alertas de vencimento

Desenbahia 2020 - Todos os direitos reservados.