Glossário

Contrapartida do ativo, no balanço de uma organização. Compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias monetárias ou não monetárias que a empresa deve a terceiros: títulos a pagar, contas a pagar, fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, hipotecas a pagar etc.

É definido pela diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros, representando o valor contábil que pertence aos acionistas ou sócios.

É aquele contrato acessório, vinculado à obrigação de natureza mercantil, pelo qual o devedor ou terceiro entrega ao credor bens, a exemplo de móveis, mercadorias, instalações, etc., do comerciante. O bem entregue é retido para assegurar preferencialmente o cumprimento da obrigação.

Uma pessoa jurídica pode ser de direito privado (empresas em geral, fundações etc.) e direito público (União, estados, municípios, autarquias etc.).

É o prazo a decorrer entre a data da contratação da operação e o vencimento da última prestação.

É o valor original da dívida, sem a acumulação de juros ou encargos.

Expressão latina que exprime a cota, a parte ou porção que resulta da divisão ou repartição proporcional, para indicar que se deve, nessa base, pagar ou receber.

Acompanhe as parcelas de
seu financiamento
pelo APP

Para clientes Desenbahia: reimpressão e emissão de boletos, extrato financeiro, alertas de vencimento

Desenbahia 2020 - Todos os direitos reservados.