Mais transparência: Desenbahia lança Portal de Dados Abertos

A Desenbahia acaba de lançar seu Portal  de Dados Abertos (no endereço: dados.desenbahia.ba.gov.br), página na internet que trará informações financeiras e administrativas  em formato aberto, de fácil localização e de livre utilização. A iniciativa tem como meta promover a abertura de dados da Desenbahia, zelando pelo princípio da transparência para aumentar a disseminação de informações de interesse público e legalmente exigidos. Em uma primeira fase, estarão disponíveis conjuntos de dados referentes a indicadores operacionais, demonstrações financeiras, prestação de contas, contratos, convênios, relação de aquisição de bens, entre outros.

“Os dados serão disponibilizados de forma gradual, de modo a garantir atendimento aos princípios de publicidade e transparência. Além de atender à Lei de Acesso à Informação, o Banco Central passou a exigir que as instituições financeiras disponibilizem essas informações no formato de dados abertos”, explicou o Gerente de Marketing e Produtos, Gustavo Grillo, coordenador do Grupo de Trabalho Dados Abertos composto por Jenny Margarete Kallscheuer (GCR), Luciano Q. Ataide (GMP), Maurício Mascarenhas (GTI), Fabrício Lopes (Ouvidoria), Arlinda Gonçalves (GFI). Para o Banco Central, a abertura de dados promove a competitividade, transparência e inovação no setor financeiro – informações que não estão sujeitas ao sigilo bancário e são de interesse público.

O Diretor de Desenvolvimento e Negócios, Agenor Martinelli Braga, explica que a Desenbahia conta com um Plano de Dados Abertos, aprovado pela Diretoria Colegiada em 22/02, “como instrumento de planejamento e a coordenação da política de disponibilização de dados e representa um marco na valorização da transparência da administração da Desenbahia”.

Acompanhe as parcelas de
seu financiamento
pelo APP

Para clientes Desenbahia: reimpressão e emissão de boletos, extrato financeiro, alertas de vencimento

Desenbahia 2020 - Todos os direitos reservados.